Títulos e publicações

Livros publicados

Silêncio do pássaro - poesia
Trevo - Três gerações de poetas - poesia
Roda de personagens - contos e crônicas
Escolhidas - poesias

Miniensaios

As mulheres na vida e na obra de Eça de Queiroz
Fernando Pessoa - O enigma
Mistérios da criação poética
Singularidades de Eça de Queiroz
Machado de Assis - O bruxo do Cosme Velho
Primo Basílio (A histeria de Luísa)
Catarse de Lima Barreto
Gibran Kahlil Gibran - O poeta do amor
Os flanadores
Nas trilhas de Oscar Wilde

533 prêmios em concursos literários

Trabalhos publicados em 74 Antologias Literárias

Palestrante e Conferencista

Membro titular da UBE, ABRAMES, ANLA, ACCLARJ, SOBRAMES, LISAME, UMEAL, EÇA DE QUEIROZ, FORTE DE COPACABANA, CENTRO LITERÁRIO GIBRAN KHALIL GIBRAN

Presidente da Academia Cearense de Ciências, Letras e Artes do RJ





Quem sou eu

Minha foto
Médico Psiquiatra e escritor.

domingo, 16 de janeiro de 2011

Gritos e sussurros

                                                                                                       ALPINISTA
Embora não satisfaça por inteiro, de fantasia também se vive. O ser humano é, por vezes, imprevisível, negando a realidade por não traduzir suas necessidades, ou mesmo quando isso acontece, por virar rotina.
Desidério, assim ele se chamava, percorria o palco das fantasias eróticas de maneira progressiva e altamente gratificante. Dotado de uma argumentação convincente, envolvia as namoradas e nelas inoculava o bacilo de posturas esdrúxulas com resultantes inusitadas. Essa arte chegou ao perfeccionismo quando conheceu Dulcinéia em uma gafieira do centro da cidade.
Quando ele a enlaçou pela cintura e executou os primeiros passos  na pista de dança, pareciam antigos parceiros, tão bem ajustados, deslizando ao som de um saxofone que rasgava a noite. A dança tem poderes mágicos: atrai, acaricia, promete, tenta, elabora, enfim, inebria. Os bons dançarinos introjetam as  melodias, brincam com as notas musicais, saem do chão, atingem órbitas celestiais, sempre dentro da cadência, comandam o ritmo, galopam em jardins do paraíso, provam o néctar dos deuses, incendeiam, contagiam.
Em alguns minutos, ele começou a falar ao pé do ouvido da jovem e sentiu, com seu infalível faro, que ela já estava no papo. Poucos dias após, ele a recebeu em seu quarto de pensão, em plena Lapa. O porteiro era de confiança e fazia vista grossa quando chegavam os contrabandos, pois Desidério o gratificava, regularmente.
Tão logo a jovem chegou, ele desceu a biblioteca, exibindo larga experiência, abraços lânguidos, beijos de tirar o fôlego, carícias sardanapálicas, promessas senegalescas; conduziu_a para Ara, altar de sacrifícios e executou diversas posições, tão bem expressas no velho Kama Sutra. Dulcinéia ficou eletrizada, magnetizada, entregue, cativa. No momento que antecedeu ao clímax, ele soltou um  grito de Tarzan, tão bem emitido que faria inveja a Johnny Weissmüller, e deu seqüência, sussurrando_lhe, ao pé do ouvido, palavras de baixíssimo calão. Ela jogou a cabeça para trás e uma baba bovina escorreu de sua comissura labial esquerda.
Cada mulher é sensível a um estímulo determinado; para algumas o grito do coiote ferido; outras vibram com o tigre faminto; outras, ainda, com o leão em angústia.
Desidério conhecia par e passo esses caminhos, pois começou com o gato de botas, atingiu o lobo nas estepes, culminando com a serpente em êxtase.
Cada mulher abriga, em seus recônditos, nuances e mumunhas que percorrem a distância entre o sol e a terra em um átimo de segundo.
Cada mulher traz, dentro de si, a sensibilidade de uma harpa divina a ser vibrada, em cada corda, no momento exato.
Cada mulher, em suma, carrega vulcões adormecidos, desejos hibernados, loucuras ávidas pela ebulição total.
Outros encontros se sucederam com resultados semelhantes, culminando, sempre, com o grito de Tarzan e  palavras obscenas em sussurro.
Até chegar o momento em que o encanto foi quebrado. Dulcinéia ficou a ver navios e o brado do homem macaco reverberou pelas paredes sem nada mais acontecer. Mas ela fez o que quase todas as mulheres fazem nos momentos em que nada sentem: gemeu, se contorceu e puxou os cabelos do amante.
A situação deteriorava a olhos vistos, terminando com aquele grito de sempre, já agora, inteiramente sem eco.
Um dia Desidério acordou, não encontrou Dulcinéia, mas, apenas, alguns cipós e um bilhete que dizia assim:
_ Meu bem, não mais te agüento, aproveita os cipós, busca outras florestas, mas sem gritos e sem sussurros... 

Um comentário: